Dentro ou fora da caverna?

E o que significa estar dentro ou fora da caverna? 

About these ads
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

37 respostas a Dentro ou fora da caverna?

  1. Najla Nimri diz:

    Discutimos muito sobre o que é estar “dentro de uma caverna” ou “até estar fora”, mas realmente o que isso significa?
    Para mim “estar dentro de uma caverna” é estar dentro de uma zona de “segurança”, mas ao mesmo tempo você quer sair, então gera uma insegurança. E estar “fora de uma caverna” é estar em um momento de liberdade de contentamento que você conseguiu fazer aquilo ao mesmo tempo se você sair dali pode-se perder tudo ou até ganhar. É como se fosse:
    SEGURANÇA X INSEGURANÇA
    TUDO X NADA
    Porque afinal como sabemos que nossas decisões podem ser o melhor caminho? como eu vou saber que sair da caverna é a melhor decisão a tomar? Isto tudo gera uma INSEGURANÇA. Nós podemos apostar em TUDO ou até mesmo em NADA.

  2. João Vitor Amato diz:

    Estar dentro da caverna significa se fechar para o mundo consequentemente se fechando para o aprendizado e não se arriscando a se “ferir” e aprender com seu erro. Porém ao sairmos da caverna e com isso se pondo em “perigo” temos a capacidade de aprender com os erros e expandir seus próprios horizontes

  3. Maria Alice P. Melo diz:

    Para mim dentro da caverna significa um mundo de conforto, pode-se dizer até imáginario, pois nele tudo é perfeito; voce tem a familia perfeita, o carro perfeito, os aparelhos eletronicos perfeitos, os amigos perfeitos, onde na verdade não é voce que os escolhe, a midia faz isso por voce, pois ela mostra tudo que voce não tem e desta forma voce quer ter. Já, fora da caverna é a verdadeira realidade, onde nem tudo é perfeito, onde voce não tem o que voce ve nos comerciais e quer ter. Mas na verdade o que é a perfeição? Onde está esta perfeição que todos querem, mas a maioria não tem? Eu acho que a perfeição é o encontro da pessoa com ela mesma, acho que é quando voce sai da caverna e consegue ter o que voce quer e não o que os outros mostram e parece ótimo e que muitas vezes voce não precisa, mas compra porque todos tem e pelo empulso da mídia.

  4. lucaslikta diz:

    para mim dentro da caverna significa se ”isolar” não ligar para oque as pessoas dizem ou nem mesmo ver é só viver naquele mundinho pequeno que é bom para você, mais a hora que você quiser se aventurar fora da caverna tem de aprender com erros e acertos.

  5. SOFIA SIMÕES diz:

    Eu prefiro fora da caverna, porque é muito perigoso e não pode entrar na caverna

  6. LEONARDO MENDES HALFOUN 8A diz:

    Achei muito interessante essa discucao de dentro ou fora da caverna e acho que a caverna significa como se nos tivessemos ilhados e nao saimos nadando paraver oque tem em outras .ilhas.

  7. Julia Fioretti diz:

    Eu acho que há várias metáforas que representam o estar “dentro” ou “fora” da caverna. Quando estamos dentro, estamos cercados de pedra ao nosso redor, como uma barreira que nos impede de ver o mundo do lado de fora, tanto como as coisas boas, como a liberdade, ou ruins, como a fome, as guerras, a intolerância. Já quando estamos fora da caverna, não temos preconceito, temos a liberdade, livre das pedras que nos prendiam. Um exemplo (que eu já fiz essa comparação no Petar) uma metrópole é de fato estar dentro da caverna: o consumismo e mídia controlando a população, a vida cotidianna, carros, prédios, assaltos, etc, e quando saimos dessa rotina nós saimos também da caverna, onde descobrimos o mundo: suas belezas, porém também suas desgraças.

    • Leonardo Mendes halfoun diz:

      Acho que a caverna nos ajuda a nos escondermos do problema mas ao mesmo tempo tem coizas que também podem nos ajudar mas para isso temos que nos expor.

  8. Bruno Barreto Bastos diz:

    Para mim “dentro da caverna” é viver uma ilusão porque você não sabe oque tem fora e também é viver confuso porque você não sabe oque fazer, se fica na caverna e vive uma ilusão ou sai e vê oque tem la fora te esperando sendo uma coisa ruim ou boa.
    Para mim “fora da caverna” é viver com liberdade, viver a realidade pois você vê como são as coisas de verdade, vê que oque você via na caverna era tudo mentira, vê que você viveu uma mentira “dentro da caverna”,então você descobre novas coisas.

  9. Ymad Jarrah diz:

    Estar dentro da caverna não seria se “isolar”, mas sim ignorar o mundo real a sua volta. Quando se está dentro da caverna você vive aquilo que você tem certeza que é bom (para você). O sentido da palavra “ignorar” se encaixa na parte em que ignoramos o que os outros que já estão fora da caverna dizem. A historia do Piteco mostra claramente isso, ele tenta convencer os três homens a saírem da caverna (literalmente e metaforicamente) perguntando se eles não queriam apreciar a vida de verdade, mas não, eles queriam ficar onde eles tinham certeza que era bom, onde achavam que era a vida real. Os três acabam saindo sem querer e gostam do que vêem, uma paisagem bonita, a vida. Para sair de dentro da caverna é preciso força de vontade e coragem. Abandonar o seu “mundinho” e contemplar a vida como ela é. No final da historia, o tempo avança e mostra três homens que dizem que estão apreciando o show da vida, mas que na realidade estão assistindo uma televisão. Estar fora é estar em contato com a natureza e varias outras coisas, estar em contato com um mundo bem maior e bem mais diversificado do que um mundo de alguém que está dentro da caverna.

  10. Júlia Abud diz:

    Viver dentro da caverna é deixar que as sombras induzam seu caminho, o que é certo e o que é errado, qual é a imagem perfeita. Ficamos presos entre rochas que nos impedem de sair e ver o que está lá fora, o que são essas coisas que formam as sombras. Mas ficamos por que não temos como sair ou estamos aconchegados nesta prisão? Estamos seguros? Fora desta caverna há coisas maravilhosas, como há perigos também, mas é a vida, podemos mudá-la, fazer do nosso jeito, e para sair de dentro dessa ilusão, é preciso vencer os medos e encarar o que realmente existe.

  11. Sanger Valente diz:

    Dentro da caverna e fora da caverna, a grande maioria das pessoas ainda estão dentro da caverna, no sentido de estar sendo manipulado pela mídia, fazendo coisas que não queremos apenas por que todos estão fazendo ou por que está na moda, como já foi discutido na sala e na viajem ao PETAR acredito que estar fora da caverna seja conhecer si mesmo

  12. Vinicius Crispim diz:

    Para falar de dentro e fora da caverna é mais fácil usando o exemplo da mídia. A mídia seria a caverna e suas sombras. O ser humano forma sua opinião em base nas informações que tem e hoje em dia da-onde as pessoas têm as suas informações? Isso mesmo da mídia. E oque estamos estudado em HP1? Certo “manipulação da mídia”. Com a mídia fornecendo as informações que ela quiser ela pode controlar a vontade e a opinião das pessoas. Exemplo: Uma noticia diz que um homem furtou (Ao contrario de roubo é sem o conhecimento do proprietariado do bem) algumas bolachas de uma loja colocando na calça, na reportagem eles podem colocar que o ladrão é burro de roubar algumas bolacha ou só que ele furtou as bolachas da loja, vejamos ele podia ser pai de uma família em que não se tem nada a comer com seus filhos chorando por comida o levando ao desespero e o fazendo roubar as bolachas, mas a mídia nunca coloca os dois lados da história colocam só oque vai dar mais audiência. Bom oque quis dizer que é que a maioria das pessoas estão sendo controlados pela mídia (estão dentro da caverna), mas as pessoas que viram a noticia já devem ter criado um pré-conceito na cabeça da pessoas já que elas não têm informações suficiente para formar um conceito.
    Fora da caverna as pessoas então cientes da realidade ou pelo menos não toma tudo oque a mídia diz por verdade procura se informar e formar a sua própria opinião.
    As pessoas que estão dentro da caverna seguem oque a mídia diz pensando que vão ser feliz, mas a verdadeira felicidade está fora da caverna (na realidade).

  13. Eu prefiro fora da caverna pois dentro seria um modo de não ver o mundo como ele realmente é.
    e isso seria uma forma de se “isolar“ fora da caverna seria mais ou menos usado como sinônimo de liberdade e vontade pois para sair da caverna você precisa ter vontade de ser “realista“

  14. Maria Clara diz:

    Eu acho que estar dentro ou fora da caverna é uma importante decisão na vida de uma pessoa, pois assim ela poderá escolher entre sair da caverna e enfrentear seus medos ou continuar na caverna e viver uma vida de ilusões, esta é uma situação semelhante a da águia que tem dois caminhos diferentes, porém apenas uma escolha, ela tem que escolher entre morrer ou ir ate o pico da montanha mais alta, arrancar suas penas, garras e seu bico para poder viver, mas esta é uma decisão que a aguia teve que sozinha, e ninguém pode tomar por ela, e isso acontece com nós também, pois temos que escolher entre ficar dentro da caverna e viver em um mundo perfeito ou sair e encarar divesos desafios para poder viver de verdade.
    A escolha é sua, é você quem decide, e então você vai sair ou continuar dentro da caverna?

  15. Paolo diz:

    imagino, que “estar dentro da caverna” é estar fora da realidade, somente uma sombra do que realmente acontece do lado de fora, que pode ser bom ou ruim. Dentro da caverna, você se sente seguro, pois as imagens não são o que elas realmente são, é algo projetado, fora da realdade, que, na maioria das vezes, não demostra as coisas como elas realmente são, como fome, pobreza, miséria e o que mais nos põe, hoje em dia, fora da realidade, ou, dentro da caverna, é a televisão, que muitas vezes a imagem é movida para que os donos da reportagem, ou o grupo que monta o programa, tenha mais audiência e (ou) dinheiro.

  16. Cristiano Junior diz:

    Estar dentro da caverna é se iludir pensando que estar em uma zona confortável e bom para si mesmo. Quando se está dentro da caverna, você pensa que o tudo é perfeito, inclusive você mesmo. Mas algum dia você percebe que isso não existe. E que o mundo nem você é perfeito. Então você terá que encarar a realidade e aprender a viver consertando seus próprios erros. Estar fora da caverna é isso. Perceber que um mundo perfeito não existe. Mas que você pode tentar pelo menos consertar alguns erros dele.

  17. Ana Carolina diz:

    o estar dentro da caverna para mim significa segurança,quem está dentro da caverna está seguro e Não sabe a realidade do mundo se fecha para o mundo, já estar fora da caverna é ter liberdade,conhecer o mundo que está vivendo, e não fazer as coisas porque todo mundo ta fazendo “moda”, não ser manipulado pela mídia.

  18. Douglas diz:

    Acredito que quando falamos de dentro da caverna queremos dizer que estamos vivendo uma ilusão, pensando que estamos em nosso mundo real, como a história do Pitéco, que pode nos mostrar de uma forma clara como é quando uma pessoa vive uma mentira, com as personagens personagens que ficam dentro de uma caverna vendo sombras em uma parede e achando que eram coisas reais do mundo.
    Já quando falamos de estar fora da caverna queremos dizer que estamos no mundo real sem mentiras em nossa vida podendo nos manifestar para outras pessoas que estão a nossa volta e em nosso cotidiano, podendo assim ter uma vida clara e sem mentiras que possam nos iludir.

  19. Henrique Mattos diz:

    Para mim “dentro da caverna´´ significa deixar as sombras da vida como a mídia te iludirem, em outras palavras viver uma ilusão, também significa se “isolar da realidade´´ porque você não sabe o que acontece no mundo real “dentro da caverna´´.
    E também não sabe se o mundo real é uma coisa boa ou ruim.

  20. Carolina Stabel diz:

    Para mim, estar DENTRO DA CAVERNA, significa estar em uma zona de conforto, em uma realidade totalmente diferente (a sua realidade, o nosso mundinho), onde você se sente seguro. E estar FORA DA CAVERNA, significa ter uma certa liberdade, de conhecer a verdadeira realidade da vida, aprender a lutar para conseguir os objetivos, mas também há uma insegurança dentro de nós, pois não sabemos como que será lá fora, o que terá lá fora… Mas sempre precisamos aprender coisas novas.

  21. Mariana Laselva diz:

    Gostaria de ter vivido essa grande experiência, mas como não foi possível eu tirei as minhas conclusões imaginárias, em pensar de estar dentro de uma caverna eu sentiria pavor, por achar que estaria presa e poder sentir claustrofobia, mas em ver e sentir as maravilhas que as cavernas tem, faz com que o pavor seja substituído pela sensação. E o estar fora da caverna, me traz segurança, por eu achar que estou em liberdade mas na verdade… estou realmente livre?

  22. Luiz Eduardo diz:

    entrar numa caverna(ou como eu gosto de chama-las cave) é como entrar numa aventura perigosa e emocionante tipo,como será o final dela sera bonita ou feia ou ter um bau com tesouro nele?
    ja fora da caverna é outra história como a aventura foi, o grupo se feriu(se elguem tinha se ferido eu ja estaria com o meu kit de PS*) e alem do mais ter se divertido.

    *PS=primeiros socorros

  23. Luiz Eduardo diz:

    Estar dentro da caverna significa uma aventura por locais desconhecidos e se torna fascinante, pois o desconhecido é muito curioso; estar fora da caverna muitas vezes é um “UFA” pois nos dá a sensação de estar livre de um local, estar fora de um local que pode ser considerado uma prisão em alguns momentos…é simplesmente o “UFA”.

  24. Fernando diz:

    Imagino que estar dentro da caverna seja um modo de dizer que está isolado da realidade,ou porque não tem vontade de sair e descobrir o mundo lá fora,ou pois tem medo de sair da caverna e encontrar algo que não queira.Já estar fora da caverna é um jeito de dizer que você vive na realidade e não através de uma sombra da realidade

  25. Wellington diz:

    Para mim, estar dentro da caverna significa viver em um mundo de ilusão, pensando que está em seu mundo real, pois você está uma zona de conforto onde se sente seguro. Quando você está dentro da caverna, pensa que aquilo é real, (as sombras da vida), mas descobre e precisa enfrentar seus medos para sair da caverna.
    Estar fora da caverna significa ser livre, você está na verdadeira realidade, onde pode descobrir novas coisas e perceber que você vivia uma mentira dentro da caverna.
    Você permanecerá ou sairá de dentro da caverna?

  26. Giulia Loschiavo diz:

    Ao longo do projeto desenvolvemos várias opniões sobre o que é estar “dentro ou for da caverna”.
    Para mim estar “dentro da caverna” é um modo de “nós” nos projetermos para não enxergar a realidade de um mundo que pode nos oferecer muito mais do que imaginamos,uma forma de ficar isolado e só acreditar em ilusões.Um trecho da musica que nós escutamos representa exatamente isso,quando as grades do condominio protegem o ser humano de um mundo chamado perigoso aonde a realidade é outra.
    Já para mim estar “fora da caverna” é uma decisão muito dificil,pois ao mesmo tempo que “nós” podemos conhecer um mundo novo,ter a liberdade de viver uma vida que nunca pensavamos em viver,há a questão do medo,pois não estaremos mais “protegidos” e sim libertos de um mal que ainda não chegamos ao ponto de perceber.

  27. Lara Guedes Silveira diz:

    Para mim o significado de estar “dentro da caverna” é ficar em sua zona de conforto, criando um mundo imaginário onde tudo é perfeito, um lugar onde você não corre risco de descobrir a verdade do mundo fora dessa “caverna”. Já o estar “fora da caverna” significa ser guiado pela realidade e não pelas sobras que apenas mostram superficialmente de como o mundo realmente é, criando uma ilusão de que tudo é perfeito. Mesmo que “fora da caverna” não seja um mundo perfeito, e sim com muitos defeitos, se batalharmos ele pode mudar.

  28. Luis Henrique Rolo Silveira diz:

    Acho que a definição de Dentro ou Fora da caverna ficou claro no dia em que fizemos os trabalhos a noite, concluimos que dentro da caverna é aquela pessoa que não se manivesta , nao da sua opinão de nada e pode até ser considerada apenas mais um boneco que é controlado pela mídia.Ja fora da caverna significa que você está pronto para receber novas ideias e se manivestar livremente e conhecer um mundo novo, sendo bom ou não.

  29. Luiz Guilherme Bonini diz:

    Para mim estar dentro da caverna é estar em um mundo “falso” como por exemplo o filme “show de Truman”,acima de tudo estar dentro da caverna é você não manifestar sua própia opnião,você não tem nenhum desafio fica na zona de conforto é você acreditar nas sombras da vida.
    Estar fora da caverna é você estar fora dessa zona de conforto, sem medo de novas ideias,desafios e manifestar a opnião,é você estar na realidade seja ela boa ou não.

  30. Isabella Toledo diz:

    Pra mim estar dentro da caverna é você viver em uma ilusão mesmo com a possibilidade de sair,é uma pessoa sem opinião que nao se espressa e é facilmente influenciavel.
    A pessoa que está fora da caverna pe aquela que está aberta pra novas ideias,oportunidades e tem sua voz dentro da sociedade

  31. Yuri Kadaoka diz:

    Depois da viajem para o petar e dirante ela que pensei mt nisso ! Depois de todas as discussoe que tivemos , dentro da caverna e ter seguranca mas ao mesmo tempo voce nao sabe o que a vida realmente e pq vc fica fechado nessa seguranca , fora da caverna e a realidade , boa ou ruim

  32. Sophia Leão diz:

    O estar dentro da caverna é estar protegido de descobertas e mudanças, é se acostumar de olhar para o céu (sombras na caverna) e ver que é azul. Torna-se habitual. Temos de olhar para o céu (nesse caso, começar sair da caverna) e questionar o que há depois do azul e depois do que já foi descoberto. O estar fora da caverna é querer saber mais “sem poder” saber mais. Ou seja, lutar pelo “poder de saber” se arriscando para ter o conhecimento, resistindo e lutando para chegar ao espaço sideral e saber o que nós víamos daqui de baixo. É uma metáfora, claro. Pense no dia a dia, em que estrela você quer chegar? O que voce quer descobrir?

  33. Thomas diz:

    Pela minha visao eu estou fora da caverna pois eu me preucupo e me importo com “o que esta fora” e acho que vivo fora da caverna.

  34. Mateus diz:

    Eu Acho que estar dentro da caverna significa estar em uma área de conforto

  35. Francis Berl diz:

    Achei muito interessante a discussão sobre “Dentro ou fora da caverna”. Refleti muito sobre o assunto e conclui que estar dentro representa segurança e conforto.Estar fora representa desafios e isso gera uma certa insegurança.Penso que cada vez mais vamos enfrentar desafios,pois crescer não é uma tarefa fácil. De qualquer maneira, que venham os desafios!

  36. Leonardo Santos 8B diz:

    Muitos acham que estao fora da caverna quando na verdade nem sabem oque e esta fora da caverna, mas estao dentro dela sendo protegidos e com medo da realidade

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s