Mapa demonstrando os impactos dos projetos de barragens no Rio Ribeira de Iguape

Esta entrada foi publicada em Mapas. ligação permanente.

28 respostas a Mapa demonstrando os impactos dos projetos de barragens no Rio Ribeira de Iguape

  1. Vinicius Crispim diz:

    O mapa nos faz refletir se é melhor construir mais algumas hidrelétricas que tem aos montes no Brasil, ou preservar a resistência da cultura deste quilombo e do próprio quilombo, bom claro que pensamos que é melhora a segunda opção. Neste projeto também se discute em mexer em uns dos últimos ou senão o ultimo rio não alterado pelo homem em São Paulo.

  2. Najla Nimri diz:

    Eu acho que este projeto da construção da barragem do rio Ribeira de Iguape vai afetar muito a geografia e criar um conflito entre eles, além da destruição que vai precisar ser feita da Mata Atlântica para o realização do projeto. eu sou contra este projeto de barragens…

  3. Maria Alice P. Melo diz:

    Eu acho muito interesante e de extrema importancia esta discusão entre a preservação da mata e da cultura ou a construção de uma barragem, pois poucas pessoas se importam em pensar e refletir sobre a vida e a dificuldade que outras pessoas tem em seguir sua vida do modo que deseja. É preciso pensar não só nas vantagens de construir uma usina, mas também nas desvantagens para os cidadãos e nos grandes prejuizos socioambientais.

  4. Yuri Kadaoka diz:

    Muito interessante saber como o projeto da barragem vai fazer grande impacto com os quilombolos

  5. Mateus diz:

    O mapa nos faz refletir se é melhor construir mais algumas hidrelétricas que tem aos montes no Brasil, ou preservar a resistência da cultura deste quilombo. Neste projeto também se discute em mexer em uns dos últimos rios não alterados pelo homem no Brasil
    O projeto da construção da barragem do rio Ribeira de Iguape vai afetar muito a geografia e criar um conflito entre eles, além da destruição que vai precisar ser feita da Mata Atlântica para o realização do projeto. eu sou contra este projeto de barragens…

  6. Henrique Mattos diz:

    Eu acho que o projeto da construção de barragens do Rio Ribeira de Iguape vai prejudicar muito a dimensão do espaço do quilombo e do parque alem de criar conflitos com os quilombolas e os moradores locais.
    Alem de destruir uma boa parte da Mata Atlântica para a realização do projeto das barragens

  7. GABRIEL FUGULIN diz:

    Concordo plenamente com a najla e que essa barragem ira afetar muitos os quilombos e haverá uma revolta entre os quilombos e o projeto de criar uma barragem no rio Ribeira de Iguape

  8. Luis Henrique Rolo Silveira diz:

    Percebemos que a barragem causará muito prejuizo para os grupos locais região

  9. Ana Carolina diz:

    Eu acho que a barragem ira afetar muito o quilombos e ira destruir uma boa parte da Mata Atlântica para a realização do projeto das barragens.

  10. lucaslikta diz:

    eu acho que e muito bom deixarmos esse rio sem ser mexido pelo homem pois tem pessoas que sobrevivem a base desse como os quilombolas, mais se construírem a barragem muitas pessoas perderão seu emprego ou perderão ele de novo e não só ele como os quilombolas perderão sua casa e uma boa parte da mata atlântica que se localiza lá irá acabar,isso somente com a construção de 1 barragem,e se construírem uma barragem provavelmente vai existir mais uma ou duas piorando cada vez mais o local perto do rio.

  11. Julia Fioretti diz:

    A construção não trará consequências positivas: grande parte da mata atlântica será devastada, os quilombos serão destruídos, as cavernas e a beleza do Petar também pararão de existem: em troca disso terá mais energia elétrica. Essas obras trarão prejuízos, também sou contra a construção.

  12. luara diz:

    eu acho que nós temos que prestar mais atenção as coisas que a cidadania apoia ou não devemos mostrar que a barragem vai atrapalhar e não vai fazer tão bem quanto os idealizadores da ideia pensam que vai.

  13. Paolo diz:

    A construção de uma barragem realmente destruiria todo o meio de cultivo e cultura presente nos litorais, e eu acho bom que os quilombolas estejam lutando e resistindo contra isso.

  14. Mariana Laselva diz:

    Eu sou contra ao projeto de construção da barragem do Rio Ribeira de Iguape, pois é o único que restou totalmente preservado. Eu entendo que, a construção de usinas hidrelétricas também é importante para o desenvolvimento da economia e a modernização tecnológica, mas pra que destruir o último rio, mata e população totalmente preservados se as empresas e o ministério das Minas e Energia podem localizar outros rios para construção de novas barragens. Todos nós temos que pensar na preservação e na modernização não deixando que um acabe com o outro.

  15. Carolina Stabel diz:

    Na minha opinião, esse projeto de construção de barragens vai causar muitos impactos nos quilombos e vai causar também um grande conflito entre eles.

  16. Fernando diz:

    Por mim acho que a culpa tem mais de um culpado pois tem uma lita de MILHÕES de pessoas culpadas por este acontecimento(não que já tenha acontecido,mais me refiro a luta pela a construção),começando pelo dono da empresa Votorantim por ter tido a ideia de criar esse projeto mesmo sabendo oque o mundo vive hoje,com as guerra,com a poluição e pior sabendo que aquele é o ÚNICO rio do Brasil (não tenho certeza se é de São Paulo ou do Brasil) não alterado,tudo isto tem outros culpados: NÓS,,
    Nós somos culpados por colocar aquelas pessoas que muitas são corruptas e que hoje vivem do nosso dinheiro,e que não é pouco,e isso para não termos nem o asfalto reto,a culpa é nossa nos pusemos o governo o governo decide se libera ou não,se alguém for culpado devemos ser nós*!
    Mas se o ao contrario acontecer o governo estará apenas fazendo o seu trabalho!
    essa é a minha opinião.

    *devemos ser nós essas milhares de pessoas que decidiram isso para o futuro.

  17. Ymad Jarrah diz:

    Acho que a construção da barragens vai causar problemas nas comunidades próximas (Vão perder plantações e a própria comunidade e consequentemente sua historia, no caso dos quilombos) e, como já dito em outros comentários, a geografia da região vai mudar muito com a construção (Destruição da “área verde”). Eu também sou contra a substituição de mata por energia.

  18. Maria Clara diz:

    Eu achei este mapa de extrema importancia pois mostra o que os quilombolas vem evitando há anos, pois segundo o Ditão esse projeto da barragem não é de hoje, ele já vem sido proposto há anos, mas os quilombolas conseguiram evitar que uma coisa dessas aconteca, pois se acontecer vai “destruir” completamente o quilombo, pois o rio Ribeira de Iguape faz parte da sua cultura e sem o rio a cultura tambem será “dstruida” e por isso eu acho incrivel a luta dos quilombolas para evitar esta tragedia.

  19. João Vitor Amato diz:

    O mapa apesar de ser algo que não possamos “assistir” pessoalmente torna o entendimento das ações prejudiciais contra os quilombolas muito mais simples causando assim uma conscientização maior das ações do governo contra os quilombolas ao tentarem repelir a ideia de cancelar a barragem no rio que causaria um transtorno muito maior destruindo não só as “pegadas” físicas de casas e objetos como as “pegadas” psicológicas como as deixadas pelos costumes e pela cultura.

  20. Júlia Abud diz:

    Os projetos de barragem existem, são oficiais, mas podem ser mudados, podem ser aniquilados, melhor dizendo. Vimos tanto a importância na palestra no quilombo e na conversa com um morador da região da preservação daquelas áreas e como os projetos afetariam a cultura e todos os recursos de quem mora e vive do que está ali, e ainda sim há projetos estupidamente egoístas de construções no LAR daquelas pessoas. Paz com voz, preservar a cultura, sair da caverna, lutar contra preconceito e contra o tal projeto são essenciais e se complementam.

  21. Giulia Loschiavo diz:

    O projeto de barragem já vem a muito tempo preocupando o povo,nessa ocasião é desnecessario,já afetou muito a geograia da região como podemos observar no mapa e além do mais,como vimos no quilombo com a palestra do Ditão deu para perceber que eles vem resistindo a esse projeto a cada ano que passa,cada vez mais fortes para que não aconteça a pior coisa,que seria basicamente o fim do quilombo.

  22. Gabriel Leite diz:

    Como podemos ver no mapa, projetos de barragens para a produção de energia elétrica tem controvérsias em relação a sua “pureza” e acho barragens totalmente desnecessárias para a produção de energia, sendo que o Brasil tem potencial para ocorrer para produções de energia como a energia eólica e solar.

  23. Luiz Guilherme Bonini diz:

    O mapa é muito importante para percebemos que com as barragens vai haver um grande impacto ambiental,cultural e economico vai tirar uma história antiga,E essas barragens vão ser feitas apenas para captar energias eles poderiam usar outra forma de energia como solar ou eolica.

  24. Bruno Barreto Bastos diz:

    eu acho q isso vai prejudicar muito a vida dos quilombolas, porque eles vão ter q sair do seu lugar onde tinha as suas culturas tudo e também iria destruir uma boa parte da Mata Atlântica.

  25. Francisco diz:

    Á vida dos quilombolas vai ser prejudicada por causa desta barragem , por que terão que sair de suas casas , o projeto ja esta fechado mas precisamos lutar para que isso não aconteça

  26. Leonardo Santos 8B diz:

    Por culpa desta barragem os quilombolas vao perder tudo oque tem e essa acao dos investidores em simplismente ignorar a esxistencia deles faz com que tudo deles vao a perder.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s