VÍDEOS SOBRE QUILOMBOLAS

VEJA O VÍDEO SOBRE OS QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA E FAÇA OS COMENTÁRIOS SOBRE OS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES DA REPORTAGEM.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=u47nfftm4W4

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

19 respostas a VÍDEOS SOBRE QUILOMBOLAS

  1. Ana Carolina 8B diz:

    Eu achei o vídeo super interessante,mostra como é organizada o quilombola ,e um pouco da vida deles,reparei que mesmo eles sendo simples eles são bem organizados.

  2. Najla Nimri diz:

    Achei interessante o vídeo, porque mostra bastante da rotina (humilde) dos moradores que não tivemos a oportunidade de conhecer na viagem, por conta de termos ficado pouco tempo e este tempo fazenda a entrevista e assistindo a palestra que o Ditão apresentou.

  3. Vinicius Crispim diz:

    Um dos temas importantes da reportagem é a posse de terra e com isso podemos relembrar a palestra do Ditão em que ele falou que “terra é poder”, e na reportagem mostra que avia disputas por terra que aviam até assassinatos o que ressalta ainda mais que no quilombo o dinheiro não tem o mesmo valor que tem na cidade.

  4. lucaslikta diz:

    achei o vídeo interessantíssimo, pois a cancão no final do vídeo diz que os negros também tem direito e os direitos deles é de terem sua própria terra.

  5. Julia Fioretti diz:

    Eu gostei muito do vídeo, ele mostrou a lealdade que os quilombolas tem uns com os outros. A canção no final do vídeo mostrou a liberdade e seus direitos, como o direito de lutar pelo o que quer e não ser rebaixado apenas pela sua cor. Eles são muito organizados, com tv, luz elétrica, igrejas e postos de saúde. O dinheiro não vale, e eu gostei dessa fala no vídeo porque mostrou que eles não ligam para sua própria riqueza, e sim se seus vizinhos e moradores estão se alimentando e em boas condições.

  6. luara diz:

    eu achei muito interessante pois podemos perceber que aquela população é muito bem organizada e não é igual as cidades grandes que geralmente dão prioridade ao dinheiro eles pensam bastante no coletivo.

  7. Paolo diz:

    Uma pena que lá, todas as casas tenham uma televisão, que muitas vezes pode acabar levando-os para “dentro da caverna”

  8. Henrique Mattos diz:

    achei o vídeo muito legal e interessante, porque mostra muito da rotina do quilombo, mesmo eles sendo muito simples eles são muito felizes com o que tem além de serem bem humildes.
    Achei muito legal a parte que fala que o dinheiro não é valorizado no quilombo.
    E como o luca disse também achei muito legal a canção no final que dizia que os negros também tem o direito ter terras.

  9. Mariana Laselva diz:

    O assunto mais importante da matéria, é a conquista da posse da terra pelo povo, que com a atitude de sobreviver com aquilo que plantam e colhem sem precisar usar o dinheiro como forma de conquista. Apesar de toda a simplicidade, eles tem energia elétrica e telefone, mas conservam a sua característica.

  10. Carolina Stabel diz:

    O vídeo é super interessante, pois mostra como as pessoas sobrevivem, como são leais, companheiros, sinceros uns com os outros, mas são pessoas simples, que não valorizam o dinheiro, se importam com a qualidade de vida.
    eu achei legal a música no final do vídeo, pois mostra que os afrodescendentes tem o direito de ter terras…

  11. Júlia Abud diz:

    O vídeo mostra principalmente as terras do quilombo, como é importante tê-las, já que haviam disputas antigamente para decidir a posse das mesmas. Além de estabelecer esta conexão com a terra, os quilombolas provam, do jeito econômico, como estão sempre unidos, que é o que realmente importa, muito mais do que dinheiro, que não tem importância alguma na comunidade.

  12. Iolaus Pasanisi diz:

    Até agora, eu achava impossivel alguem viver sem dinheiro, muito menos uma comunidade. Nessa comunidade se planta o que se come, por esse motivo, não podemos acabar com a terra deles, é igual se destruíssem o comércio para nós, ficaria difícil de viver, mas não impossivel, para eles é diferente, se destruir, destruirá uma cultura, que acabará se adapitando ao estilo século 21 de se viver.

  13. Lara Guedes Silveira diz:

    O vídeo é muito interessante, pois mostra o que não tivemos a oportunidade de conhecer, como dentro das casas dos moradores, que são muito humildes. Esse vídeo retoma a questão da união e a batalha das pessoas no quilombo, como uma moradora diz que a luta dos quilombolas é persistir em ficar com suas terras.

  14. João Vitor Amato diz:

    O vídeo retrata a comunidade quilombola como bem estruturada, auto suficiente e em completa harmonia entre os moradores e a natureza mostrando que com um documento decretando a terra como deles torna tudo igual para nós mas diferente se visto pelos os olhos deles mostrando que só dependem da terra e do suor de seu ardo trabalho

  15. Ymad Jarrah diz:

    O vídeo é muito interessante, pois ele mostra coisas que não sabíamos sobre os quilombolas como: Lá o dinheiro não tem muito valor, o que tem valor é o produto; eles não tinham muita liberdade e nem conforto para produzir quando a terra não pertencia a eles; já teve ate violencia assassinatos por causa da posse de terras

  16. Bruno Barreto Bastos diz:

    eu gostei do vídeo, poque ele mostra bem como é o vida dos quilombolas, mostra como eles lutaram por aquele lugar mostra a “resistencia ” deles perante a tudo que aconteceu e esta acontecendo e esse video mostra coisas que agente nunca iria imaginar como : que so avia um telefone la e que ficava na casa da uma mulher.

  17. Thomas diz:

    Neste video é abordado a precariedade da sociedade quilombola e mostra q mesmo a rotina e a condição de vida deles é simples e saudável.

  18. Mateus diz:

    Achei interessante o vídeo, porque mostra muito da rotina dos moradores que não conseguimos conhecer na viagem, por conta de termos ficado pouco tempo

  19. Francisco diz:

    O video mostra como a população vive , mostra como são organizados , e como eles tem tudo que precisão lá .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s